Faço dieta e não consigo emagrecer! O que há de errado comigo?
Provavelmente, em algum momento da vida te fizeram acreditar que para perder peso é só fechar a boca e fazer exercícios, não foi?
Por outro lado, mais de 50% dos brasileiros estão acima do peso e este índice aumenta a cada ano. Se as pessoas não são obesas por que gostam, então porque o método simples e prático não funciona sempre? Por que as pessoas vivem um ciclo de efeito sanfona?
Com certeza você também deve ter ouvido sobre a "disfunção de tireoide que engorda". Mas se é assim, todo obeso que não consegue perder peso tem hipotireoidismo?
Na verdade, o que acontece muita das vezes, é que os sentimentos (estresse, ansiedade, angústia, tédio) influenciam muito a nossa alimentação.
E antes que você alegue que não come por ansiedade ou que come pouco de mais para estar tão acima do peso, é importante que você saiba de dois fatores determinantes:
1 - EXISTE A FOME SOCIAL, aquele velho, beliscar, a forma como comemos quando estamos em uma reunião de amigos ou familiares, em volta de uma mesa de "quitutes", quando mastigamos enquanto assistimos um filme... neste caso você ingere grandes quantidades de calorias ou as vezes um volume grande de alimentos sem perceber que comeu. No fim, você não contabilizou no cérebro que aquilo fez parte da sua alimentação e acredita fielmente que está cumprindo com exatidão a dieta planejada. MAS NÃO ESTÁ.
2 - RESTRIÇÃO CALÓRICA ENGORDA TAMBÉM, porque o nosso corpo tem um sinal de "alerta de emergência", que é acionado para sobreviver a severos períodos de fome e falta de alimentos, importantes para o bom funcionamento do corpo. Se você restringe de mais as calorias, seu corpo pode entender que tem algo sério acontecendo com a sua saúde e vai armazenar e preservar toda gordurinha possível.
E é por isso que existe o nutricionista, o profissional que entende de alimentos bons e de metabolismo.
O nutricionista ajuda você a comer uma quantidade até grande de alimentos que ajudam a acelerar o seu metabolismo e também ajuda a adequar estes alimentos de acordo com a sua rotina e necessidades individuais.
Fazer um acompanhamento nutricional é a melhor chance que você tem de ter um emagrecimento efetivo, se livrar do efeito sanfona e principalmente, cuidando da sua saúde como um todo.